Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal de Cristal do Sul - RS

 
  • Secretarias
  • Links Úteis
  • Histórico

Segundo relatos, a colonização do local onde hoje é o município de Cristal do Sul teve início na década de 1930. Os imigrantes eram oriundos de Erechim, Soledade, Casca, Sarandi, dentre outros municípios do estado, e estabeleceram-se no local com o intuito de desenvolverem atividades agropecuárias.
Inicialmente o local ficou conhecido pelo nome de Linha Seca, devido ao travessão, por linha seca, que passava no meio do local
A paisagem era de mata fechada e as vias de transporte terrestre eram picadas abertas através do trabalho braçal dos colonizadores. Os meios de transporte utilizados eram o cavalo e a carroça puxada por bois. 


Em 1943, foi construído um capitel, onde foi colocada a imagem de São Roque, sendo que nos finais de semana as pessoas se reuniam naquele local para rezar o terço. No ano de 1953 a comunidade se organizou para a construção da primeira igreja, a Capela de São Roque, que precisou ser substituída na década de 1960. Antes desse fato, devido a existência de outras capelas com o padroeiro São Roque, a comunidade decidiu trocar o nome da igreja para Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição. Novamente a igreja precisou de um novo prédio, construído em 1975, e utilizado até hoje.
A primeira escola do local foi construída pelos próprios moradores, em 1944. No ano de 1960, uma nova escola, maior, foi construída em um terreno doado por um dos moradores, onde funciona até hoje, com o nome de Escola Mathias Balduino Huppes.
No ano de 1961 a escola, que era mantida pela comunidade, passou a ser do estado, que construiu um novo prédio. No ano de 1975 foi criado o Circulo de Pais e Mestres, e em 1978 foi construído o segundo prédio, em 1979, a então Escola Rural de Linha Seca, formou sua primeira turma de 8ª série, também foi nessa época que a escola teve sua nomenclatura alterada, homenageando um dos pioneiros do município.
Em 1964, Rodeio Bonito desmembrou-se de Palmeiras das Missões, então Vila Cristal passou a ser o 3º Distrito de Rodeio Bonito, através da lei 14/64, de 19/06/64.
Com o passar do tempo, além da agricultura e do comércio, desenvolveu-se no município a extração mineral de pedras semi-preciosas, e pequenas indústrias madeireiras e de móveis.
Na década de 1990 iniciou-se o movimento emancipatório do então distrito de Vila Cristal, o que resultou na sua emancipação, em 1995, passando a ser chamado de Cristal do Sul.
Em 2004 entrou em operação, no município, a Pequena Central Hidrelétrica do Braga, pertencente a Creluz, e que além de gerar energia elétrica, serve de ponto turístico.

Gentílico: cristalense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Vila Cristal, pela lei municipal nº 14, de 20 - 06-1964, subordinado ao município de Rodeio Bonito.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cristal do Sul, pela lei estadual nº 10630, de 28-12-1995, desmembrado de Rodeio Bonito e Seberi.
Sede na localidade de Vila Cristal. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.  

  • Serviços